O Santo Tríduo e Eu: Uma Reflexão Católica

 Ah, o Santo Tríduo! Que época extraordinária para um Homem Católico como eu. É um chamado, um convite, um desafio para viver a santidade, amar a Deus, servir aos outros e renunciar a mim mesmo. E que desafio!



A Quinta-feira Santa chega e me transporta para o Cenáculo, onde Jesus e Judas trocaram palavras que ecoam até hoje. Nesse momento, sou confrontado com a minha própria fragilidade, com a necessidade de autodomínio para resistir às tentações do mundo moderno. Ao participar da Missa, não estou apenas rezando, estou revivendo o Mistério Pascal, recordando o sacrifício de Cristo pela redenção do mundo.

E então, o Tríduo Pascal começa. A Quinta-feira Santa marca este início com a Missa “in Cena Domini”, uma celebração da Última Ceia. Como um Homem Católico, é um momento para renovar minha devoção e compromisso com Deus e com a comunidade. A celebração desta Missa me lembra do amor supremo de Cristo, expresso no sacramento da Eucaristia e no novo mandamento do amor.

A Sexta-feira Santa chega, um dia de penitência, jejum e oração. Como um Homem Católico, sou chamado a meditar sobre o caminho do Cordeiro inocente sacrificado pela nossa salvação. Este dia me lembra da importância da humildade, da generosidade e da paciência, virtudes essenciais no caminho da santidade.

O Sábado Santo é um dia de silêncio, um tempo para refletir sobre a morte de Jesus e a promessa de sua ressurreição. Como um Homem Católico, este dia me lembra que, mesmo nos momentos mais sombrios, nunca estou sozinho. Deus está sempre ao meu lado.

E finalmente, a Vigília Pascal. A noite de sábado para domingo é uma celebração da vitória de Cristo sobre a morte. Como um Homem Católico, sou chamado a ser uma testemunha viva da beleza e da verdade do cristianismo, refletindo a luz da fé em meio às sombras do mundo.

Portanto, como um verdadeiro Homem de Deus, ergo-me com determinação, enfrento os desafios com coragem e comprometo-me a ser um modelo de santidade em um mundo que tanto precisa de exemplos autênticos de fé e virtude. Desejo que todos vivam com fé o Santo Tríduo 2024. E assim, com um coração cheio de esperança e uma alma cheia de fé, sigo em frente, sempre em frente.

Comentários

Mensagens populares